sexta-feira, 10 de maio de 2013

A Fábrica de Sapatos "A. Justa" - Dia 10

E chegou o dia de dar cor à coisa...

Estava com muitas dúvidas sobre o que fazer em termos de pintura dos edifícios. Optei por seguir uma sugestão do Carlos Filipe e pintei com uma cor diferente um dos três corpos dos edifícios, nomeadamente o central, que fica sobre a linha do fundo e faz a ligação entre os outros dois.
Optei por cores "portuguesas", não por serem as cores da bandeira, mas por serem cores bastante usadas nos edifícios portugueses tradicionais (pelo menos na zona de Lisboa). Assim, os dois edíficios dos extremos (a fábrica e o edifício da administração) vão ficar com um verde seco. Já o central ficará com um vermelho "sangue de boi".
Após as primeiras demãos, o resultado é... horroroso! Mas espero que fique melhor ao longo dos próximos dias, quando for dando mais demãos (e espero ganhar, de uma vez por todas, coragem para usar o aerógrafo e o compressor que comprei já há algum tempo).

Após pintar as paredes, irei passar para a porta, as janelas, as colunas e as vigas. A primeira irá ficar pintada ou de verde escuro ou de ocre (ainda vou pensar no tom) e o resto ficará pintado de branco. No caso das colunas e vigas, aproveito uma prática muito corrente na realidade, pelo menos actualmente, de pintar de branco tudo o que é em pedra. Poupar-me-á um trabalhão!
Falta só falar do rodapé, o qual ficará talvez em cinzento (também uma opção que se vê com alguma frequência na realidade).

Outra coisa que comecei a fazer foi a calçada do piso! Usei para isso uma placa da Faller (refª 170825, já usada em parte na Mina de Enxobregas), a qual cortei à medida quer do diorama, quer da linha (7mm de largura para a entre-via, suficiente para dar espaço para os rodados - cerca de 8 mm - da bitola de 9 mm da escala H0e). Por enquanto apenas a parte da frente está calcetada, ficando a parte de trás (para lá da linha) dependente da posição final dos edifícios.


Sem comentários: