domingo, 19 de dezembro de 2010

Mina de Enxobregas -Epílogo - A história

E para finalizar o que deveria ter sido o início: a História da Mina de Enxobregas!
A Mina de Enxobregas situava-se nas terras mais orientais do Reino Lisbonensis, zona onde existia um rico veio de beatite, da qual se extraíam vários minerais ferrosos usados em todo o tipo de alfaias e máquinas. Devido a esta riqueza esta zona teve uma ocupação humana ligada à mineração da beatite desde a mais remota antiguidade, sendo muitos os testemunhos arqueológicos desta importante actividade.
Com o passar dos séculos o filão foi-se esgotando e na década de 60 do século XX, época aqui representada, viveu-se o estertor final desta actividade. A partir de 1968, a quantidade de beatite extraída atingiu valores mínimos que não justificavam a continuidade da exploração, tendo a mina encerrado definitivamente em 1970.
Hoje em dia apenas restam das instalações os escombros dos alojamentos do pessoal, os muros de contenção da zona da descarga (bastante degradados) e da mina propriamente dita apenas a entrada se mantém, tendo o resto da galeria ruído há alguns anos . Todo o material circulante, via e tabuleiros de descarga, foram há muito vendidos para um sucateiro do Reino de Houvar.

Sem comentários: