domingo, 30 de junho de 2013

Nau São Gabriel - I

And now for something completely different... uma caravela da já extinta Ocidental Models.

Como nada sei sobre caravelas, para além do que todos aprendemos na escola, vou-me limitar a seguir as instruções deste modelo e montá-la tal como descrito, sem lhe alterar nada ou detalhá-la mais.
O modelo é relativamente simples, as instruções ainda o são mais - 4 ou 5 passos impressos na própria caixa do kit - e fica uma coisa diferente para desenjoar dos comboios.

Vamos a ver como fica no final...


ADENDA: Já depois de ter publicado este texto, fui alertado pelo Carlos Filipe para o facto do modelo não ser o de uma caravela, mas sim o da Nau São Gabriel, a tal que levou o Vasco da Gama até à Índia. E de facto é isso que consta na caixa do kit! Fica assim feita a correcção, quer do título, quer da etiqueta onde poderão acompanhar o evoluir dos trabalhos. Quanto ao erro em si, é como diz o povo: "não vás ao médico, não"!

sábado, 29 de junho de 2013

A Fábrica de Sapatos "A. Justa" - A história agora em vídeo

No âmbito da Exposição de Modelismo Ferroviário que decorreu em Oeiras nos dias 15 e 16 deste mês, fui convidado por Rui Ribeiro da WebRails.TV para uma entrevista conduzida por Luís Lopes onde procurei dar a conhecer a génese deste pequeno diorama. Podem aceder ao vídeo da entrevista através deste link.

domingo, 2 de junho de 2013

A Fábrica de Sapatos "A. Justa" - Dia 14 (e último)

E ao 14º dia de trabalho, a obra ficou terminada!
Faltava pouca coisa e dessa pouca coisa que faltava, a maioria do tempo dispendido neste 14º e último dia foi passado em frente ao computador, à procura de imagens para fazer o interior dos edíficios (todas de escritórios, fábricas e armazéns) e para o fundo e laterais da caixa, sendo que neste caso optei por um misto de fotos retiradas da internet (apenas uma, a do muro que se vê ao fundo) e minhas (também uma, a do edifício que se vê ao fundo e nas laterais).
A foto desse edifício (que, caso vos interesse, fica na Rua do Açúcar em Lisboa), teve que ser trabalhada para manter uma perspectiva mais ou menos correcta face ao resto do diorama e para retirar-lhe da fachada todos os aparelhos de ar condicionado que lá existem. Deu trabalho, mas valeu a pena. Usei para isso o software de edição de imagens GimPhoto, de utilização livre, e que tem download disponível em http://www.gimp.org/. É uma espécie de Photoshop dos pobres.
A imagem original
A imagem depois de "tratada": alterada a perspectiva (mais ou menos) e retirados os aparelhos de ar condicionado. Foi usada para a lateral esquerda
A mesma imagem, mas invertida, de forma a manter a perspectiva depois de colada na lateral direita.
O resultado final foi este que aqui vos mostro (e que poderão ver ao vivo nos dias 15 e 16 deste mês em Oeiras.
A parte "feia" dos bastidores. Aqueles cabos que se vêem à esquerda da imagem já foram melhor arrumados.
Vista frontal do diorama
O lado esquerdo com o edifício da lateral já colado
A mesma coisa, mas para o lado direito
Com as luzes acessas
O locotractror em plena laboração, manobrando uma vagoneta.
Antonino Justa mantém-se atento ao movimento
De tempos a tempos um vagão da rede nacional entra no pátio da fábrica para entregar materiais e/ou carregar produto acabado. Estes vagões não estão autorizados a passar para lá do pátio de entrada (que fica nas traseiras dos edifícios)