domingo, 19 de dezembro de 2010

Boas Festas e um Óptimo 2011

Mina de Enxobregas -Epílogo - A história

E para finalizar o que deveria ter sido o início: a História da Mina de Enxobregas!
A Mina de Enxobregas situava-se nas terras mais orientais do Reino Lisbonensis, zona onde existia um rico veio de beatite, da qual se extraíam vários minerais ferrosos usados em todo o tipo de alfaias e máquinas. Devido a esta riqueza esta zona teve uma ocupação humana ligada à mineração da beatite desde a mais remota antiguidade, sendo muitos os testemunhos arqueológicos desta importante actividade.
Com o passar dos séculos o filão foi-se esgotando e na década de 60 do século XX, época aqui representada, viveu-se o estertor final desta actividade. A partir de 1968, a quantidade de beatite extraída atingiu valores mínimos que não justificavam a continuidade da exploração, tendo a mina encerrado definitivamente em 1970.
Hoje em dia apenas restam das instalações os escombros dos alojamentos do pessoal, os muros de contenção da zona da descarga (bastante degradados) e da mina propriamente dita apenas a entrada se mantém, tendo o resto da galeria ruído há alguns anos . Todo o material circulante, via e tabuleiros de descarga, foram há muito vendidos para um sucateiro do Reino de Houvar.

Mina de Enxobregas VI (grande final)





Depois de feitos os alojamentos do pessoal foi hora de os colocar no sítio e dedicar-me à flora local, excepto na zona montanhosa onde já me tinha antes dedicado às "culturas herbáceas", ficando a montanha revestida com uma bela vegetação seca ainda antes da casa estar pronta.
Para a montanha usei flocagem castanha e, com o Grass Master da Noch, apliquei de seguida erva estática "seca" e verde escura misturadas previamente no copo do aplicador, sendo a quantidade desta última apenas o q.b. para quebrar um pouco o castanho amarelado da erva seca.
Para o nível médio (o da mina) usei o mesmo processo, mas com duas pequenas diferenças. Antes da flocagem espalhei, de forma aleatória e muito "ao de leve" alguma areia. Na flocagem, usei uma outra flocagem castanha, mais clara que a usada na montanha e flocagem verde clara. Após estes passos apliquei, mais uma vez, a mesma mistura de erva estática.
Tanto na montanha como no nível intermédio finalizei o trabalho de revestimento com alguns tufos de arbustoa, feitos com pó grosso.
No nível inferior, o da via larga, o revestimento foi menos "extensivo", já que apenas tenho o espaço da via. Aqui usei apenas flocagem castanha e verde (as mesmas usadas no nível intermédio), tendo sido colocada de forma aleatória, incluindo sobre as travessas e balastro e mesmo sobre os carris, por forma a dar ideia de um ramal  com pouca manutenção e usado apenas ocasionalmente. O próprio balastro foi feito usando balastro castanho claro, numa tentativa (acho que mal conseguida) de dar ideia de um balastro "sujo" e pouco cuidado.
Falando em via, a de via estreita assenta sobre o próprio terreno, sem balastro algum, tendo eu usado apenas areia para dar a ideia da via estar colocada sobre terra batida (ou coisa parecida). Posteriormente sujei essa areia com uma aguada de preto, fazendo várias passagens, dependendo o número destas do aspecto final pretendido (por exemplo, em frente à oficina apliquei bastantes aguadas para imitar o óleo derramado pelo tractor que fica ali estacionado).
As paredes de contenção (ao lado das vias de descarga) foram "sujas" com pastel usando pincel seco e, posteriormente, cobertas com alguma vegetação (do mesmo lote da usada para a restante cobertura).
Para a descarga das vagonetas da mina construí quatro rampas de descarga com Evergreen. Foram pintadas com tinta Humbrol, referência 27, que é um cinzento que se aproxima bastante da côr das vagonetas, seguindo-se um processo de envelhecimento com pastel e tintas de óleo para simular ferrugem (obrigado António Sobral pelo trabalho feito no fórum Modelismo na Net e através do qual aprendi/ainda estou a aprender esta e outras técnicas).
O resto limitou-se a pormenores para dar vida à maquete: uma pequena horta junto aos alojamentos, personagens e um ou outro adereço.