domingo, 21 de fevereiro de 2010

Água e sabão

Provavelmente isto que aqui vou dizer é uma coisa muito básica para muitos modelistas, mas como descobri por mim próprio faço à mesma o relato.
Há uns anos resolvi envelhecer uns contentores da Electrotren usando tinta em pastel (esfarelada) seguido de envernizamento para selar o trabalho. Como não tinha aerógrafo ou pistola adquiri uma lata de verniz em spray.
Provavelmente por má utilização da minha parte, após secagem o verniz adquiriu uma tonalidade esbranquiçada: tinha acontecido aquilo que, segundo me disseram mais tarde, é conhecido como freezing (a ideia que dava era de geada em cima dos contentores).
Depois deste desgosto deixei ficar os contentores parados estes anos todos, até que hoje resolvi pegar neles para ver o que haveria de fazer. Passei com a unha por um deles e, surpresa!, a tal película branca saía com facilidade!
Como não me apetecia limpar os contentores todos literalmente à unha e por ter medo de riscar a tampografia dos mesmos resolvi pegar em cotonetes para ver se dava. Com algum esforço até dava!
E se lhe pusesse água? Lá fui, com a cotonete e o contentor para o lava-loiça. A coisa ia bem, mas mesmo assim...
Olhei para a frente e dei de caras com uma barra de sabão. Como achei que não havia nada a perder... E assim, lá ensaboei a cotonete. Maravilha das maravilhas! O verniz começou a sair mais facilmente.
O resto da tarde foi passado a esfregar cotonetes molhadas no sabão e nos contentores. Nalguns casos não saiu logo à primeira, mas, mesmo assim, os resultados foram suficientemente bons para repetir a operação mais uma ou duas vezes (e em dois deles até três vezes).
Os contentores não ficaram, obviamente, como estavam no início do seu "envelhecimento-fatela", mas ficaram muito melhor, tendo desaparecido aquele efeito de freezing que saltava logo à vista, mesmo que eles estivessem instalados no meio de uma maquete de terminal de contentores!
E tudo apenas com água e sabão!

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Santa Eulália, o EP

Nas várias coisas que tenho iniciadas e não acabadas inclui-se a estação de Santa Eulália, concelho de Elvas.
Depois de uma apresentação em "bruto" no Encontro de Módulos do Entroncamento realizado em Outubro de 2008, a estação voltou a "fechar" para "obras", tendo, até ao momento, apenas levantado carril de um dos módulos para substituição do balastro da Roco por outro mais realista de corticite e balastro.
Do pouco que havia sido feito, o que mais gozo me deu foi o EP e as retretes da estação.
Foi tudo feito com placa Evergreen, excepto os telhados, para os quais usei chapa plástica a imitar telha da Noch. A parte das paredes foi relativamente simples, mas as portas e janelas e o telhado do EP foram trabalhosos (principalmente as portas e janelas) e, no caso do telhado, difícil de acertar!
Ficam as imagens.
 
O EP do lado da estrada.
Aqueles três corpos viriam a dar-me muito trabalho quando construí o telhado (que só resultou bem à segunda tentativa).
  
Pormenor das janelas do piso superior, lado da estrada.
Tanto as janelas como as portas foram feitas com Evergreen. Demorei 3 longas semanas de serões a abri-las!


O EP com o primário aplicado. Na altura não tinha aérografo, pelo que foi tudo a pincel!



O EP em diferentes fases da pintura.


O EP já pronto.

O aspecto de todo o conjunto no Encontro de Módulos realizado no Entroncamento em Outubro de 2008.