segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Levantar carril

Pois é. Não é só na vida real que esta tarefa ocorre.
Nos últimos dias andei a levantar (literalmente) carril do módulo 1 de Santa Eulália (em termos simplistas, do lado do Assumar). Tudo isto porque usei a antiga (por já não se fabricar) via Roco balastrada, a qual revelou causar problemas no "monta e desmonta" que é a vida de um módulo Maquetren.
Assim, optei por levantar a via toda e substituir o balastro pela tradicional corticite. Exceptuam-se as agulhas nas quais a retirada do balastro Roco implicaria a destruição da mecânica da mesma. Por sorte que eu tinha optado por não colocar nenhuma delas nos topos dos módulos, pelo que não haverá balastro Roco na ligação entre módulos. A corticite usada foi a de 5mm de espessura, de forma a compensar a altura do balastro Roco ainda existente nas agulhas.
Todo este processo requereu várias confirmações, tendo a corticite sido colada após ter a certeza de que tudo batia certo e de ter efectuado algumas correções com o x-acto.
Depois de coladas as várias peças de corticite, coloquei provisoriamente a via sobre a mesma para proceder à marcação dos pontos onde iriam sair os cabos de alimentação. Esta operação serviu para que os cabos "apareçam" à superfície entre as travessas, evitando-se assim a passagem de cabos sob as travessas, situação que implicaria mais trabalho na corticite, ao ser necessário escavar trincheiras para a passagem dos cabos, sob risco da via levantar. Depois desta marcação procederam-se aos respectivos furos, tendo-se colocado os cabos necessários nos seus devidos lugares.
Após esta operação efectuou-se a montagem da via com, mais uma vez, bastantes verificações das distâncias entre as mesmas, para que no final tudo bata certo. Depois da via estar no sítio, e com o auxílio de pregos para a segurar, colocou-se cola branca na superfície da corticite, ficando a via assente dessa forma. Após secagem da cola os pregos podem ser retirados.
Segue-se agora, e para o módulo 1, a soldagem dos cabos à via, a balastragem da mesma e o envelhecimento e aplicação de patine em todo o conjunto.
Prometo colocar fotos dos trabalhos em breve!